São Paulo, novembro de 2024 – A área de Legal Operations (Legal OPS) desempenha um papel crucial na otimização dos processos jurídicos, com a modernização de demandas administrativas, garantindo fluxos de trabalho mais seguros e rápidos, em conformidade com as regulamentações vigentes. Nesse contexto, para assegurar o bom desempenho desses processos, muitas empresas estão recorrendo a parcerias especializadas em gerenciamento, extração e solicitação de documentos, como é o caso da CBRdoc, startup especializada na gestão e obtenção de documentos em todo o território nacional.
A implementação dessas soluções tem se mostrado uma estratégia vantajosa não apenas para aprimorar a produtividade interna e a efetividade dos serviços, mas também para controle de custos e redução de riscos. “A gestão de documentos envolve uma série de atividades complexas, e o cenário tende a ser cada vez mais desafiador à medida que o volume de dados só aumenta”, comenta Rafael Galante, Co-founder da CBRdoc, que ressalta que a falta de eficiência nesses processos pode resultar em sérias consequências legais adversas, que envolvem erros e atrasos que podem prejudicar a reputação da empresa.
Riscos na área de Legal OPS
A gestão inadequada de documentos pode acarretar uma série de riscos significativos para as empresas, comprometendo não apenas a segurança e a privacidade dos dados, mas também a integridade dos processos. A falta de um controle adequado pode resultar em ameaças à proteção de informações, aumentando a vulnerabilidade a ataques e vazamentos de dados.
Além disso, a perda ou comprometimento de documentos críticos pode afetar diretamente a continuidade dos negócios, gerando atrasos e prejudicando a tomada de decisões. “A ausência de uma estrutura eficiente de gestão de documentos também pode levar a uma queda na produtividade, com equipes gastando mais tempo na busca por informações e na execução de tarefas repetitivas”, complementa Allan Mendonça, co-founder da CBRdoc.
Principais benefícios da implementação de tecnologias na área de legal OPS
1. Redução de Custos: Uma vantagem bem importante diz respeito à economia financeira. Com a adoção de tecnologias jurídicas, as empresas podem substituir processos manuais e repetitivos por soluções mais rápidas que diminuem a necessidade de horas extras de trabalho e reduzem a dependência de contratações de equipes muito extensas.
2. Compliance e Segurança: A empresa especializada ampliará a segurança das informações com base nas regulamentações legais e normas de privacidade de dados, como a LGPD no Brasil, o que é crucial para evitar sanções futuras. Somente o serviço especializado poderá conferir expertise em manter a segurança, proteção contra perda, roubo ou deterioração de documentos e a confidencialidade das informações sensíveis, garantindo a conformidade com as normas jurídicas em vigor.
3. Core Business: Com a gestão de documentos legalmente críticos nas mãos certas, as empresas ficam livres para poderem direcionar seus esforços e recursos em seus planejamentos estratégicos, o que refletirá nos investimentos em inovação e crescimento do negócios, sem prejudicar a atuação com as obrigações legais.
4. Eficiência, Experiência e Agilidade: Com a automatização e otimização de processos documentais das empresas especializadas, que possuem ferramentas, conhecimento técnico e tecnologias avançadas para organizar, extrair e solicitar documentos de maneira mais rápida e eficaz, o empreendedor terá um trabalho mais adequado, no que tange os processos legais e os prazos estabelecidos de sua empresa.
5. Trabalho compatível e flexível aos funcionários: Atentando a esses dois quesitos, as organizações podem adaptar o volume de trabalho conforme sua demanda, sem a necessidade de aumentar o operacional ou adicionar grandes investimentos em sua infraestrutura.
6. Geração de insights valiosos: A contratação de uma empresa especializada na gestão de documentos e dados oferece uma oportunidade valiosa para a geração de insights valiosos que podem transformar a maneira como uma organização toma decisões. Ao centralizar e estruturar as informações de forma eficiente, essas empresas permitem que os dados sejam analisados e utilizados de maneira mais assertiva, revelando padrões, tendências e oportunidades frequentemente escondidos em volumes massivos de documentos.
“Investir na profissionalização dos processos de Legal Operations não é apenas uma vantagem, mas uma necessidade básica. A contratação de um parceiro especializado nessa missão para a área jurídica de uma empresa garantirá que elas possam operar com mais eficiência, segurança e conformidade, além de interferir diretamente em um ambiente de trabalho mais ágil e menos suscetível a erros”, finaliza Galante.
Sobre a CBRDoc
A Central Brasileira de Documentos (CBRdoc) é uma empresa de Tecnologia da Informação que oferece soluções inovadoras, como Inteligência Artificial, para o gerenciamento, extração e solicitação de documentos e que, há mais de uma década, atua com empresas de qualquer porte. Com seu serviço, é possível que empresas solicitem buscas volumosas de documentos a serem procurados em todo Brasil.
Com uma equipe altamente especializada e tecnologia diferenciada, a empresa oferece soluções que otimizam o tempo e facilitam a vida dos clientes, eliminando a fricção e o estresse nas interações com órgãos reguladores, proporcionando uma experiência mais ágil e eficiente. A premissa principal é que, com poucos cliques e uma plataforma acessível, o cliente tenha acesso a toda informação que precisar de forma desburocratizada.
Saiba mais – https://cbrdoc.com.br/