A Magistratura é uma das carreiras mais cobiçadas no Direito e exige muito estudo e dedicação dos candidatos, uma vez que o acesso ao cargo é feito exclusivamente por concurso público. Em 2022, segundo levantamento do CERS, grupo de educação especializado em cursos preparatórios para concursos e provas da OAB, em todo o Brasil, são 284 vagas para Juiz. Destas, 73 vagas devem ser abertas ainda neste ano, em editais a serem publicados e outras 211 constam em processos em andamento.
De acordo com os editais, os salários iniciais variam entre R$ 25 mil (caso do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul) e R$ 32 mil, caso da Justiça Federal (TRF1 e TRF4). O Promotor de Justiça Alexandre Salim (Doutor em Direito, Coordenador do curso Carreiras Jurídicas do CERS e professor de Direito e Processo Penal) alerta que, apesar dos bons salários pagos na Magistratura, a profissão traz uma grande carga de responsabilidades.
“Não se trata apenas da excelente remuneração. O Juiz de Direito é um dos principais atores na realização da democracia e na concretização dos direitos humanos, assegurando a proteção de bens individuais, como a vida e o patrimônio, e coletivos, como a ordem pública, o meio ambiente e a paz social”, destaca Salim.
O coordenador explica que o Magistrado pode atuar em diferentes áreas e instâncias do Poder Judiciário, seja na Justiça Especializada (Eleitoral, Trabalhista ou Militar), seja na Justiça Comum (Estadual ou Federal). “Tomemos o exemplo da Vara do Júri e do Juizado Especial Criminal: na primeira, o Juiz preside processos em que há imputação de crimes dolosos contra a vida; no segundo, o Magistrado julga infrações penais de menor potencial ofensivo.
CERS realiza lives gratuitas para candidatos
O processo para alcançar a Magistratura é longo e cheio de etapas. As provas têm alto grau de dificuldade e geralmente são realizadas em cinco fases: provas objetiva, discursiva, prática e oral; por fim, também há a prova de títulos que tem caráter classificatório. “Trata-se de uma das carreiras públicas mais concorridas do país, por isso, muitas vezes o candidato não é aprovado na primeira tentativa. Daí a importância de uma preparação séria, com professores experientes que conhecem a carreira e a banca examinadora”, ressalta Salim.
Para intensificar os estudos e ajudar os candidatos nesta preparação, o Grupo CERS realiza nesta semana uma série de lives gratuitas em sua página no Instagram, com professores do curso Magistratura e Ministério Público da instituição. “O curso foi minuciosamente desenvolvido com foco em uma metodologia de aprovação. O corpo docente é formado por professores especialistas, há aulas teóricas, de resolução de questões e de Informativos dos Tribunais Superiores. Além disso, o aluno tem acesso a um cronograma de estudos, ao CersBook, aos simulados com relatório de desempenho, além de um planner de estudos personalizado e orientação psicológica”, explica o coordenador.
Confira as vagas disponíveis
Os processos seletivos em andamento são da Justiça Estadual: Tribunal de Justiça de Goiás (52 vagas), Tribunal de Justiça do Paraná (12 vagas), Tribunal de Justiça de Alagoas (20 vagas), Tribunal de Justiça de Minas Gerais (82 vagas) e Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (25 vagas). Além desses concursos, devem ser publicados os editais do Tribunal de Justiça do Maranhão (15 vagas), Tribunal de Justiça de Pernambuco (50 vagas) e Tribunal de Justiça do Amapá (7 vagas); na esfera Federal, Tribunal Regional Federal da 1ª Região (1 vaga) e Tribunal Regional Federal da 4ª Região, que ainda não definiu o número de vagas que serão abertas.
Serviço:
Lives Semana da Magistratura
Data: de 14 a 18 de março
Horário: 19 horas
Local: Instagram do CERS – https://www.instagram.com/cers/
Sobre o CERS
O Grupo CERS é especialista no aperfeiçoamento e no direcionamento de carreiras por meio de ensino online. Os cinco braços do Grupo CERS são: CERS Cursos Online, Faculdade CERS, Aprenda, Ad Verum Suporte Educacional e Videofront. Juntas, as empresas do Grupo oferecem cursos para o Exame da OAB, concursos públicos, pós-graduação e mestrado, soluções comerciais e audiovisuais, além de uma plataforma de marketplace para produtores de conteúdo. No DNA do CERS está a educação com qualidade, unida à tecnologia, interatividade e muita inovação. Fundado e presidido por Renato Saraiva desde 2009, completam o comando do grupo educacional Guilherme Saraiva (VP Executivo), Francisco Penante (VP Comercial) e Bruno Viana (VP Pedagógico).