Por Rafael Steinhauser
Muitos se descobrem empreendedores num período de desafios. Obrigam-se a ser criativos, na verdade. As dificuldades, para alguns, são combustível para que o celeiro de idéias comece a proliferar. As metas vão surgindo e o sabor das conquistas marca o ápice do retorno de um enorme esforço.
É muito fácil escrever. O difícil é passar por tudo isso, ainda mais num período de pandemia. Mas algumas histórias podem reforçar que finais felizes existem, por pior que seja o cenário. Imagino que o que vou detalhar possa servir de ânimo e estímulo. Um convite a um grande começo. Uma transformação.
Logo quando surgiu o perigo do Coronavírus, dois russos e um brasileiro enxergaram uma oportunidade. Empreender, acreditando na vontade das pessoas de virar o jogo.
O brasileiro era eu. A minha reunião com Alex Avramov, fundador da Universal University (a principal universidade de artes criativas da Rússia) e Andrey Anishchenko, co-fundador da Skillbox (plataforma russa líder de educação online com 300 mil alunos pagantes e receita de US$ 100 milhões – e com apenas seis anos de atuação) aconteceu no pior momento possível. Era 2020, início da pandemia e as expectativas eram as piores possíveis.
Conversamos algumas vezes e por horas. O que sabíamos era que o caminho seria investir na capacitação online de pessoas, para que elas pudessem conseguir um novo emprego, tanto as que queriam abraçar uma profissão na economia digital, as que tinham que se reorientar por ter perdido o seu trabalho, em razão da crise ou da transformação digital, ou as que simplesmente queriam mudar de carreira, independentemente da idade, por insatisfação na sua trajetória profissional.
O modelo de negócios começou a surgir: atender a demanda do mercado de trabalho. Segmentos como tecnologia, por exemplo, em que as empresas sempre estão de olho em talentos e pagam bem, querem candidatos aptos para contratação imediata.
Criamos a EBAC Online – Escola Britânica de Artes Criativas e Tecnologia, levando em conta a experiência russa e pensando no modelo brasileiro, com suas necessidades e diferenciais.
Em razão da pandemia, o aprendizado tinha que ser online e com bons professores, que têm formação acadêmica e experiência de mercado. Os cursos teriam que ser rápidos e os valores, dentro do universo do perfil do aluno, que se beneficiaria com o que a escola ofereceria. Assim foi.
Aprender é sempre uma forma de evoluir. E, neste modelo, pode ser a oportunidade de melhorar a auto-realização e conseguir a ascensão social para muitos neste país. Brasil e Rússia chegaram a um modelo que contribui para satisfazer a crescente demanda por profissionais de tecnologia de todos os setores afetados pela transformação digital.
O teste no Brasil foi uma surpresa muito positiva. De meados de 2020 até agora, a EBAC Online registrou rápido crescimento. Em apenas um ano, a escola online já oferece mais de 70 cursos em áreas como design, programação e ciência de dados, games, marketing digital e audiovisual. Já matriculou 17 mil alunos e atingiu faturamento mensal superior a R$ 5 milhões, agregando oito novos cursos por mês e aumentando o faturamento a uma taxa mensal surpreendente de dois dígitos. Até o final de 2021, a EBAC Online planeja ter em sua plataforma mais de 100 cursos.
Na previsão do Fórum Econômico Mundial (WEF), metade da força de trabalho atual terá de treinar habilidades digitais nos próximos cinco anos para preservar os seus respectivos trabalhos. Isto representa quase 40 milhões de pessoas, só no Brasil.
As histórias dos nossos alunos mostram que estamos no caminho certo. Em casa, eles contam que conseguiram novos trabalhos, e muitos deles ganham hoje três vezes mais. O ensino é de fácil acesso – a qualquer hora e em qualquer lugar, com condições comerciais acessíveis e um LMS (sistema de gestão de aprendizagem) próprio, desenvolvido em conjunto pelas equipes do Brasil e da Rússia, para gerenciar conteúdo, alunos e tutores.
Um negócio passa a ser de sucesso quando propicia que muitos realizem sonhos, cresçam e possam contribuir para uma sociedade eficiente, crítica e pensante.