Ação trabalhista: cessão de crédito é a melhor alternativa para antecipar o valor do processo
Por Rodrigo Valverde, CEO da Pro Solutti – Conteúdo especial A antecipação do crédito de processos judiciais é uma prática jurídica permitida no Código Civil. O nome desse serviço é cessão de crédito. De forma didática: é a antecipação do crédito decorrente de ação judicial. Sendo assim a melhor alternativa para quem não pode ou
Por Rodrigo Valverde, CEO da Pro Solutti – Conteúdo especial
A antecipação do crédito de processos judiciais é uma prática jurídica permitida no Código Civil. O nome desse serviço é cessão de crédito. De forma didática: é a antecipação do crédito decorrente de ação judicial. Sendo assim a melhor alternativa para quem não pode ou não quer esperar para receber o valor do processo judicial.
Segundo dados do relatório geral da Justiça do Trabalho de 2020, elaborado pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST), para cada 100 mil habitantes do País, 1.214 pessoas ingressam com pelo menos uma ação ou um recurso na Justiça do Trabalho. Além disso, os setores da indústria, comércio e serviços foram os que mais receberam novos casos de reclamatórias trabalhistas. Diante disso, estamos falando de um Judiciário sobrecarregado e lento, afetando diretamente a população que possui um processo judicial em andamento.
Ainda, a negociação de ativos trabalhistas é plenamente válida no ordenamento jurídico e, sobretudo, é reconhecida juridicamente pelo TST. Logo, toda e qualquer pessoa que possui ação trabalhista em andamento tem a possibilidade de antecipar o valor do crédito.
O fundo criado pela Pro Solutti é seletivo, ou seja, para realizarmos a compra de ações trabalhistas é necessário que cumpra os três requisitos obrigatoriamente: valor acima de R$ 30 mil, com decisão favorável a partir da 2ª instância, contra empresa privada e com boa saúde financeira.
Preenchendo os requisitos básicos, estruturamos uma proposta de compra levando em consideração o risco e o tempo de tramitação do processo até o efetivo pagamento pela parte devedora. A partir da aquisição da ação judicial, todo risco inerente ao processo judicial, inclusive, a demora ou eventual insolvência da parte devedora, é suportado totalmente pela Pro Solutti. Outra vantagem para quem vende o crédito da ação trabalhista, é que realizamos o pagamento em até 48 horas.
Em resumo, nós acreditamos que a lentidão do judiciário afeta a sociedade em todas as esferas. Por isso, buscamos ser uma alternativa para àqueles que não querem ou não podem esperar pela definição de seu processo.
Por fim, ao alavancar e disseminar a cessão de crédito, ajudamos as pessoas a terem em mãos o dinheiro que é seu por direito sem precisar lidar com as incertezas do Judiciário.