A tecnologia impactou, de alguma maneira, todas as profissões existentes. E para os advogados, então, essa regra não é exceção. Nos escritórios, quando bem utilizados, esses avanços facilitam o controle e o acesso rápido aos processos judiciais. Também otimizam o tempo de trabalho, aumentar a produtividade e reduzir custos. O uso da tecnologia na advocacia se transformou, portanto, em uma necessidade básica.
Se antes era comum dispor de armários cheios de papéis e arquivos para consultas, hoje o natural é a gestão online de documentos. O mesmo ocorre com as assinaturas que, quando digitais, eliminam o uso de papel e várias etapas que eram necessárias anteriormente, como imprimir um documento, assinar a cópia física, digitalizá-lo e, enfim, encaminhá-lo de volta para o interessado.
Há ainda os chamados escritórios virtuais que não possuem espaço físico para atendimentos. Esta modalidade tem ganhado cada vez mais adeptos no Brasil. Conforme relatos dos profissionais, além de economizar com aluguéis de salas, os advogados têm flexibilizado seus atendimentos utilizando-se de aplicativos para agendar reuniões e fazer videochamadas com clientes.
Exemplo
E acompanhando as tendências digitais, a Caixa de Assistência dos Advogados de Goiás (CASAG), montou para os profissionais goianos o Meu Escritório, que é um espaço compartilhado e equipado com a melhor e mais moderna estrutura necessária para o exercício da profissão. Atualmente dois espaços, um em Goiânia e outro em Anápolis, estão em funcionamento.
No Meu Escritório, há estações de trabalho com computadores conectados à internet para peticionamento eletrônico, salas de reuniões, linhas telefônicas e livrarias jurídicas. Os advogados também têm à disposição todos os equipamentos necessários para impressão, fotocópia e digitalização de documentos. O uso da tecnologia na advocacia se tornou, assim, necessário e essencial.
“O mundo vive transformações vertiginosas e o que era previsível está hoje em intensa transformação. Isso assusta, principalmente quem está começando, mas a advocacia possui instrumentos que garantem a força de nossa classe e da nossa atividade”, disse o presidente da OAB Nacional, Felipe Santa Cruz, durante o II Congresso de Gestão Jurídica realizado no final de setembro deste ano, em Brasília (DF).
Leia também
Advocacia Dativa fomenta a dignidade e justiça social em Goiás, avalia defensora