Em um panorama global onde mais de 85% das patentes estão concentradas nos Estados Unidos, China, Japão, Coreia do Sul e Europa, a especialista em patentes Camila Conegundes, da Daniel Advogados, destaca a grande importância das patentes como ferramentas estratégicas para o desenvolvimento tecnológico e o crescimento de empresas, startups e iniciativas de Inovação Aberta.
“Você já parou para pensar que muitas tecnologias desenvolvidas e patenteadas acabam sendo subutilizadas? As patentes não são apenas sobre proteção, elas são verdadeiras bússolas que apontam para novas oportunidades e crescimento exponencial”, afirma Camila.
Durante sua análise, Camila aborda os principais desafios e oportunidades no uso estratégico de patentes, destacando que, apesar de certas preocupações comuns como o ‘paradoxo da abertura’, as patentes continuam a ser uma fonte crucial de conhecimento técnico, especialmente para mercados emergentes como o Brasil.
Segundo dados recentes da Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI), existe um vasto território de informação não explorada, visto que cerca de 80% das informações tecnológicas contidas em documentos de patente não estão disponíveis em qualquer outra fonte.
“Este é um recurso inestimável para empresas que buscam inovar e se destacar em um mercado competitivo”, explica Conegundes. “Por exemplo, ao mapear empresas que patenteiam inovações em segmentos tecnológicos específicos, podemos identificar oportunidades de parcerias, representação, licenciamento e até mesmo aquisição de novas tecnologias”, completa.
Recentemente, um estudo do Escritório de Propriedade Intelectual da União Europeia em conjunto com o Escritório de Patentes Europeu mostrou que startups europeias com marcas e patentes têm até 10,2 vezes mais chances de prosperar.
Para Camila, a mensagem é clara: “As patentes são essenciais não apenas para proteger inovações, mas também para facilitar a colaboração estratégica e o comércio tecnológico, servindo como uma alavanca para o desenvolvimento sustentável e a competitividade global”.
Sobre a Daniel Advogados
Com mais de 60 anos de experiência, a Daniel Advogados mantém um compromisso sólido com a proteção e o gerenciamento da Propriedade Intelectual. Orgulha-se de ser uma referência na definição de tendências em suas áreas de atuação, adotando uma abordagem multidisciplinar, integrada e inovadora.
O escritório abrange uma ampla gama de serviços, incluindo o Contencioso de Marcas, Patentes, Licenciamento e Transações Comerciais, bem como o Combate à Pirataria. Além disso, a Daniel Advogados destaca-se em diversos campos do Direito Digital. Conta com uma equipe altamente qualificada, especializada em Tecnologia, Privacidade e Proteção de Dados, reconhecida em diversos prêmios do campo jurídico.
Além de oferecer inovação jurídica como produto, a Daniel Advogados integra ferramentas tecnológicas de ponta em seus serviços. Tem o orgulho de ter desenvolvido o Simulador de Multas, que permite às empresas calcular multas por infração à LGPD em diferentes cenários, e o Zarabatana, uma plataforma de derrubada de links produtos piratas na internet.