A Semana do Frete Grátis se tornou uma das datas mais aguardadas pelos consumidores, oferecendo oportunidades de compras online sem custos adicionais de envio. No entanto, junto com o aumento das transações online, também vem o aumento das tentativas de fraudes na internet. Neste ano, a data oficial está programada para 28 de abril, último domingo do mês, mas algumas marcas já adotaram o benefício ao longo dessa semana toda.
De acordo com Diego Daminelli, CEO da BrandMonitor, empresa especializada no combate à concorrência desleal no ambiente online, o aumento de fraudes online se intensifica exponencialmente durante datas comerciais. Pesquisas recentes revelam que algumas datas comemorativas são particularmente propícias a tentativas de fraude, além do Dia do Frete Gràtis, o Dia das Mães lidera o ranking, seguido pelo Dia do Consumidor e pelo Dia dos Namorados.
Em outubro de 2023, foram contabilizadas 837.419 tentativas de fraude contra consumidores e empresas no Brasil, o que corresponde a uma a cada 3,2 segundos, segundo o Indicador de Tentativas de Fraude da Serasa Experian. O indicador ainda mostrou que ocorreram 3.866 investidas fraudulentas a cada um milhão de habitantes no Brasil.
“Durante períodos promocionais, como a Semana do Frete Grátis, os consumidores estão mais suscetíveis a quedas em golpes, devido à sua propensão a realizar compras impulsivas. Os fraudadores aproveitam-se desse aumento no tráfego de compras online para aplicar golpes de diversas formas, desde o roubo de informações até a criação de sites falsos, desviando potenciais clientes das marcas para esquemas fraudulentos”, destaca Diego.
Abaixo, o CEO lista algumas dicas simples para os consumidores se protegerem:
- Atenção a ofertas irresistíveis: Desconfie de ofertas que parecem boas demais para serem verdadeiras e evite clicar em links suspeitos enviados por e-mail, mensagens de texto ou propagandas patrocinadas.
- Verifique a credibilidade do site: Antes de efetuar uma compra, certifique-se de que o site é legítimo, verificando se possui certificados de segurança, como o HTTPS, e se há informações de contato claras e confiáveis.
- Utilize métodos de pagamento seguros: Prefira utilizar métodos de pagamento seguros, como cartões de crédito com proteção contra fraudes, ao invés de transferências bancárias ou métodos menos seguros.
- Mantenha seu dispositivo seguro: Certifique-se de que seu computador ou dispositivo móvel está protegido com antivírus atualizado e evite realizar compras em redes Wi-Fi públicas.
- Monitore suas transações: Fique atento a atividades incomuns em seus extratos bancários e, caso identifique alguma transação suspeita, entre em contato imediatamente com sua instituição financeira.
Sobre a BrandMonitor
BrandMonitor é a pioneira e especialista no combate à concorrência desleal no ambiente digital. A startup oferece soluções abrangentes para empresas que buscam preservar a integridade de suas marcas e melhorar a performance de suas campanhas de marketing. Fundada em 2021, em plena pandemia, a BrandMonitor cresceu de maneira independente sem aportes financeiros. Hoje possui mais de 150 marcas em seu portfólio que conta com grandes players do mercado como Ticket, Itaú, Serasa, Riachuelo, Inter e XP Investimentos.