Guia auxilia adolescentes a fazerem uso seguro da internet

Para ajudar os adolescentes a navegar com mais segurança na internet, o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), lançou nesta terça-feira (21) o guia Internet com Responsa Só para Adolescentes: Proteção no Uso da Internet.

O guia foi produzido após conversas com adolescentes de todas as regiões do Brasil e foi apresentado na tarde de hoje (21) durante o 10º Simpósio de Crianças e Adolescentes na Internet, que termina amanhã (22) na capital paulista.

Acesso e conteúdo

O material está disponível gratuitamente na internet (nic.br/publicacao) e fornece dicas para incentivar os jovens a navegarem de forma segura, crítica e equilibrada no ambiente online, tratando de assuntos importantes como privacidade, desinformação, saúde mental, inteligência artificial e cyberbullying. “Esse é um projeto que representa para a gente esse avanço na conscientização e na proteção de adolescentes no ambiente digital e também uma ferramenta muito poderosa para educar, orientar e ponderar os próprios adolescentes para esse uso seguro responsável das tecnologias”, disse Mariana Venâncio, advogada do NIC.br.

Metodologia participativa

Para a elaboração da cartilha, foram feitas escutas com crianças e adolescentes entre 9 e 17 anos, explicou a diretora de Projetos da Rede Conhecimento Social, Harika Merisse Maia. “Foi muita coragem do NIC.br de se abrir para crianças e adolescentes falarem”, disse ela, durante o evento. “Geralmente fazemos poucas perguntas para as crianças. Mas foi muito legal escutá-las e trazer isso para o guia”, completou.

Comportamento online por faixa etária

Durante essa conversa com as crianças e adolescentes, contou Harika, foi possível perceber dados interessantes como o fato de que meninos e meninas entre 9 e 11 anos costumam usar o celular por meio das contas dos pais para poderem jogar de forma offline ou para assistirem a vídeos. Já os adolescentes de 12 a 17 anos usam o aparelho para fazerem compras, acessarem as redes sociais e até mesmo para fazerem apostas.

“Os jogos são a principal porta de entrada para as redes sociais e para a internet como um todo. E, quando se fala de adolescentes, eles estão muito mais expostos a conteúdos que não são adequados como, por exemplo, jogos de azar”, alertou.

Recomendações dos próprios adolescentes

Segundo a diretora, durante essa escuta com crianças e adolescentes, os próprios entrevistados apontaram recomendações sobre como fazer o uso seguro da internet. “Temos uma lista de sete recomendações para garantir um ambiente digital mais seguro para crianças e adolescentes, que vieram deles. Entre essas recomendações está a definição de um tempo limite para uso da internet. Eles mesmo estão pedindo limite. E isso vem aparecendo em várias pesquisas que temos feito. Eles também não se importam de o pai e de a mãe saberem o que eles estão fazendo. O problema é eles sentirem que a privacidade foi, de alguma forma, ultrapassada”, explicou Harika.

As sete recomendações

As recomendações feitas pelos adolescentes incluem:

  • Definição de tempo limite para uso da internet
  • Acompanhamento e orientação conforme a faixa etária
  • Estabelecimento de regras de maneira dialogada
  • Apresentação de exemplos de uso inadequado e suas consequências
  • Garantia de um espaço seguro para que possam pedir ajuda e orientação
  • Proposição de mais atividades interativas fora das telas
  • Respeito à privacidade dos adolescentes

Aspectos jurídicos

A iniciativa está alinhada com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e com o Marco Civil da Internet, que garantem a proteção integral de crianças e adolescentes no ambiente digital. O material também dialoga com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que estabelece regras específicas para o tratamento de dados de menores de idade.

A participação ativa dos adolescentes na elaboração do guia demonstra o reconhecimento de sua autonomia progressiva, princípio fundamental do direito da criança e do adolescente, que considera a capacidade crescente de tomada de decisões conforme o desenvolvimento.

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