Por Ricardo Costa dos Santos
As cooperativas de crédito rural, no Brasil, estão prestando um grande e essencial serviço, principalmente, aos pequenos produtores, pois disponibilizam crédito no mercado no formato “varejista”. Ou seja, atende grande parte dos agropecuaristas de menor porte, disponibilizando crédito para produção ou investimento à uma taxa de juros mais atrativa, com menos burocracia, além de possibilitarem a distribuição de seus lucros aos cooperados.
Tais cooperativas, segundo a revista Forbes Brasil, responderam por cerca de 38% dos contratos de custeio de safra passada, com o ticket médio de R$ 102 mil por operação, contra R$ 995 mil dos bancos privados”. Isso significa qual é a prioridade do setor, o atendimento ao pequeno.
Neste contexto de crescimento, o professor e diretor da Fecomércio do Estado de Goiás, Orlando de Souza Santos, concluiu em seu estudo denominado “Cooperativismo de Crédito no Brasil” que as cooperativas de crédito cresceram, espetacularmente, em relação ao SFN – Sistema Financeiro Nacional, demonstrando assim, a solidez desse nicho de mercado”. O professor acrescenta em seus estudos dados que comprovam essa realidade, senão vejamos:
Além disso, o crédito cooperativo insere o pequeno e médio produtor no mercado, pois diminui, de modo considerável, seus custos financeiros ao contratar tais recursos à uma taxa de juros muito menor do que as oferecidas pelos bancos tradicionais. Isso é uma forma de exercício da justiça social, porquanto, o próprio conceito doutrinário diz: “cooperativismo é a doutrina que visa corrigir o social através do econômico”.
Assim, conclui-se que, as cooperativas de crédito rural são uma excelente alternativa ao produtor rural dentro do mercado financeiro, uma vez que, oferta a este um tratamento diferenciado, flexibilizando a burocracia, reduzindo seus custos e valorando sua produção, bem como seu suor empreendido nela.
Referências:
Roberto Rodrigues: as cooperativas em ascensão:
<https://forbes.com.br/colunas/2021/10/roberto-rodrigues-as-cooperativas-emascensao/>. Acesso em 03/11/2021
Souza Santos, Orlando. Artigo – Cooperativismo de Crédito no Brasil, publicado por Fecomércio GO/SENAC em Outubro de 2020.