Acredite, o Brasil está dando certo. E quem diz isso são os representantes dos mais diversos setores que acreditam no potencial do país para sair vitorioso da pandemia. Assim, a nação poderá partir rumo a um desenvolvimento socioeconômico comparado ao de grandes potências. Separamos para vocês os motivos que levam a crer no crescimento brasileiro.
As informações tiveram a curadoria do advogado tributarista Dalmo Jacob, membro da Comissão de Direito Tributário da Ordem dos Advogados do Brasil.
Confira.
1. Dívida pública brasileira é baixa e diminui anualmente
Apesar da pandemia do coronavírus, a economia brasileira vem apresentando uma boa recuperação. De acordo com dados divulgados pelo Banco Central, a Dívida Bruta (dívida pública em relação ao PIB) do Governo Geral fechou abril representando 86,7% do Produto Interno Bruto (PIB) do país. Conforme um levantamento feito pelo portal Trading Economics, o Brasil está em 48º na lista de países com maior dívida pública em relação ao PIB, no qual consta que grandes potências mundiais como Japão, Estados Unidos e Reino Unido, que possuem um déficit bem maior que o do governo brasileiro. Tendo como referência o mês de dezembro de 2020, a dívida pública japonesa, o 2º no ranking, fechou em 266% com relação ao PIB, enquanto que no Brasil o valor ficou em 75.79%.
2. Arrecadação brasileira não para de crescer
De acordo com o ministério da economia, em abril de 2021, a arrecadação brasileira bateu um novo recorde totalizando R$ 156,8 bilhões, valor representa acréscimo (IPCA) de 45,22% em relação ao mesmo período de 2020. Esses dados, no entanto, são muito mais do que números, eles são a comprovação de que estamos caminhando rumo à recuperação econômica, seja ela na manutenção de empregos ou no âmbito social. Atualmente, o governo está adotando todo um conjunto de medidas que vêm comprovando a sua efetividade com esses números da arrecadação de tributos federais.
3. O agronegócio está em crescimento exponencial
O agronegócio é a base da economia brasileira, e em 2021 bateu recordes históricos, alcançando cerca de US$ 14 bilhões em exportações. O Brasil é um dos poucos países do mundo onde é possível aumentar a produção de alimentos e essa forte demanda impulsionou até mesmo a Bolsa de Valores (B3) com a alta das commodities e trazendo assim boas notícias para os investidores.
4. Desburocratização da economia
Sim, é verdade, o Brasil ainda é muito burocrático. Mas já estamos avançando muito e um exemplo disso é a MP (medida provisória) da liberdade econômica, sancionada em 2019 e que traz diversas medidas de desburocratização e simplificação de processos para empresas e empreendedores. Como a emissão de carteiras de trabalho eletrônica, dispensa de registro de ponto para empresas com até 20 empregados e o fim do e-Social, um sistema de escrituração digital que unifica o envio de dados de trabalhadores e empregadores.
5. O brasileiro é versátil
A pluralidade da cultura brasileira é uma de suas maiores riquezas, mais um motivo para crer que o Brasil está dando certo. A diversidade de etnias, costumes e hábitos, presentes na nossa sociedade, nos oferece portanto uma característica única e que contribui diretamente para as nossas relações pessoas, profissionais e consequentemente, sociais.
Existem diversos estudos que apontam a importância da cultura para a economia, pois são esses costumes, que são passados para as próximas gerações. É essa versatilidade que nos trouxe aqui e que pode nos levar ainda mais longe.
6. Brasil está entre as maiores economias do mundo
Conforme levantamento da agência Austin Rating, baseado num relatório do FMI, o Brasil agora ocupa o posto de 13º maior economia do mundo. Estando a frente de países como a Espanha e Indonésia. Apesar de ter caído algumas posições durante a pandemia, ainda assim o tombo da economia brasileira foi menor que o da média da maioria dos países (-4,8%) e o país já está apresentando uma boa recuperação e cresceu 3,2% nos três últimos meses do ano passado.
7. Juros baixos e recuperação da economia
Um outro fator que demonstra a evolução do Brasil é a existência de juros baixos. A taxa Selic está em um dos patamares mais baixos da história do nosso país. Ela oferece aos brasileiros uma cartela diversa de possibilidades tanto para investimentos quanto um reflexo da ancoragem das expectativas perante a inflação e objetivando aumentas os estímulos da economia.
8. A positividade é contagiante
Falta os brasileiros e, da mesma forma, também a mídia falarem mais sobre as coisas boas que estão acontecendo no país. O pessimismo, além de causar um pânico geral, cria um ambiente de instabilidade e sem esperança.
É como já diz o maior bordão do Brasil “a esperança é a última que morre”. Sendo assim, em meio a tantas inseguranças, seguimos com muita positividade e esperança, com a certeza de que temos um longo caminho de sucesso pela frente. Portanto, sem deixar de acreditar que o Brasil está dando certo.
Leia também
Novas regras e pandemia: eleição de 2021 na OAB movimenta advocacia brasileira