Investir nos Estados Unidos através do visto EB-5 representa uma oportunidade única para quem busca não apenas expandir seus negócios, mas também garantir a residência permanente no país. Esse programa de imigração, criado para estimular a economia americana, exige que investidores estrangeiros façam aportes significativos e contribuam para a criação de empregos, oferecendo em troca o tão desejado green card.
Para se qualificar para o visto EB-5, o investidor deve cumprir os seguintes requisitos:
- Investimento mínimo: O investimento mínimo exigido é de $1.050.000, que pode ser reduzido para $900.000 se o investimento for realizado em uma área designada como de alto desemprego ou rural.
- Criação de empregos: O investimento deve resultar na criação de pelo menos 10 empregos de tempo integral para trabalhadores americanos dentro de dois anos após a aprovação do pedido de visto.
- Investimento ativo: O investidor deve estar ativamente envolvido na gestão do negócio ou na formulação de políticas da empresa na qual investiu.
Benefícios do visto EB-5
De acordo com Kris Lee, sócia-gerente e advogada americana da LeeToledo PLLC, com mais de 30 anos de prática em Direito, o visto EB-5 oferece uma série de benefícios atraentes tanto para o investidor quanto para sua família. “A principal vantagem é a concessão de residência permanente nos Estados Unidos, que se estende ao cônjuge e aos filhos solteiros menores de 21 anos. Além disso, os beneficiários têm a liberdade de viver, trabalhar ou estudar em qualquer lugar do país, sem restrições”, revela.
Outro benefício que deve ser ressaltado é a possibilidade de, após cinco anos de residência permanente, solicitar a cidadania americana, abrindo as portas para uma integração completa aos Estados Unidos.
O processo de aplicação
O processo de obtenção do visto EB-5 envolve várias etapas. “Primeiramente, o investidor deve identificar uma oportunidade de investimento que atenda aos critérios do programa EB-5. Em seguida, é necessário preparar e enviar a petição ao Serviço de Cidadania e Imigração dos Estados Unidos (USCIS), juntamente com a documentação de suporte”, alerta.
Após a aprovação da petição, o investidor pode solicitar o ajuste de status (se já estiver nos EUA) ou um visto de imigrante em uma embaixada ou consulado americano. “Uma vez concedido o visto, o investidor e sua família podem entrar nos EUA como residentes permanentes condicionais, que podem ser convertidos em green cards permanentes após dois anos”, relata.
Navegar pelo processo de obtenção do visto EB-5 exige mais do que apenas um entendimento básico das leis de imigração. A ajuda especializada pode fazer toda a diferença na preparação da documentação, na escolha do investimento adequado e na garantia de que todos os requisitos legais sejam cumpridos. “Com o suporte certo, é possível minimizar riscos, evitar erros que podem custar caro e aumentar significativamente as chances de sucesso na obtenção do visto”, declara a advogada.
Profissionais com experiência em imigração e investimentos internacionais oferecem uma visão detalhada e personalizada para cada caso, orientando os investidores em cada etapa do processo. “Um atendimento que compreenda as necessidades específicas de investidores de diferentes origens, também é essencial para garantir um suporte completo e eficaz”, afirma.
Para Kris Lee, o visto EB-5 é uma excelente oportunidade para investidores que desejam não apenas expandir seus negócios para os Estados Unidos, mas também obter residência permanente no país. “Com a orientação e o apoio de especialistas, os investidores podem navegar pelo processo com confiança e segurança”, finaliza.
Sobre Kris Lee
Sócia-gerente e Advogada americana da LeeToledo PLLC licenciada nos Estados Unidos, no Distrito de Columbia e no Estado de New York. Com mais de 30 anos de prática do direito, Kris se especializou em aconselhar e representar peticionários perante o USCIS e tratar de questões jurídicas de clientes perante outras agências governamentais ou tribunais federais.
Sobre a Lee Toledo Law
A parceria entre o escritório Youjin Law Group e Toledo e Advogados Associados resultou agora na LeeToledo PLLC. Os principais diferenciais do novo escritório, que soma a experiência de 30 anos da Advogada Kris Lee e 18 anos do Advogado Daniel Toledo são a possibilidade de atender o cliente dentro do seu próprio território nacional, seja no Brasil, União Europeia, desde que haja acordo de reciprocidade entre a Ordem dos Advogados de Portugal e a associação de advogados do outro país europeu ou Estados Unidos. O atendimento pode ser realizado em português, inglês, espanhol e coreano.
Para mais informações, acesse o site.