O advogado tributarista Dalmo Jacob do Amaral Júnior, conselheiro federal da OAB membro da Comissão de Direito Tributário, voltou a defender que a economia brasileira está entrando nos eixos, mesmo com a pandemia ainda em estágio avançado. “A recuperação econômica do Brasil segue uma tendência de aceleração, o que pode ser observado pela arrecadação federal, que aumenta a cada mês de 2021. Um sinal mais do que claro de que o país está no rumo certo”.
Ele lembra que arrecadação e economia são variáveis que andam juntas. “Minha projeção é a arrecadação continuar crescendo, em virtude do aquecimento comercial no mundo e da liquidez, principalmente advindos dos US$ 24 trilhões que foram jogados no mercado pelos países europeus, pelos Estados Unidos, pelo Japão, pela China. Esse montante equivale a 16 anos de PIB do Brasil”, acrescenta ainda.
Dalmo Jacob explica ainda que esse valor liberado no mercado por países ricos excede em muito o PIB brasileiro, que fechou o ano em R$ 7,4 trilhões. “Isso vai deixar o mercado muito líquido de forma global. Mais do que ter uma visão otimista, precisamos avaliar os números. E acreditem: eles indicam um surpreendente avanço econômico em nosso país”, evidenciou o conselheiro federal da OAB.
Ele concorda com o ministro Paulo Guedes, que prevê um crescimento do PIB que supere o ano de 2015, quando começou a queda. “Mais uma vez, volto a dizer: não é questão de otimismo. Basta ver os números e observar que o Brasil está dando certo”, concluiu Jacob.