O Ministério do Turismo, em parceria com o Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul), lançou um edital com 6 mil vagas para cursos gratuitos de qualificação profissional a distância. A iniciativa tem como objetivo ampliar as oportunidades de capacitação para trabalhadores e interessados no setor de turismo em todo o país.
Os cursos oferecidos são: Agente de Viagens, Espanhol Aplicado ao Turismo e Condutor de Turismo em Unidades de Conservação, com carga horária que varia de 160 a 200 horas. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas até o dia 28 de junho, exclusivamente por meio do site do IFSul.
Podem participar pessoas com 15 anos ou mais, que tenham acesso à internet e desejem atuar ou se aperfeiçoar nas áreas oferecidas. De acordo com o edital, a seleção dos candidatos será por ordem de inscrição, com prioridade para pessoas em situação de vulnerabilidade social e econômica.
As aulas serão realizadas 100% online, por meio da plataforma de ensino do IFSul, e os participantes que concluírem os cursos com aproveitamento mínimo receberão certificado de conclusão.
A ação faz parte do Programa Nacional de Qualificação para o Turismo, vinculado à Estratégia Nacional de Qualificação no setor, e busca contribuir para a formação técnica de profissionais e o fortalecimento da atividade turística nos municípios brasileiros.
Mais informações sobre os cursos, requisitos e cronograma podem ser acessadas no site www.ifsul.edu.br.