A KPMG anuncia o lançamento do manual “Fair Value Measurement” (Mensuração do Valor Justo) que busca contribuir para o entendimento dos requisitos e das diferenças entre as normas contábeis abordadas no Tópico 820 e na IFRS 13. A publicação inclui, em cada seção, uma visão geral resumida sobre os temas, seguida por perguntas e respostas. Todas as orientações contidas neste material são baseadas na Codificação de Normas Contábeis do FASB e nas normas IFRS.
O guia traz informações e orientações práticas para aplicação dos princípios da IFRS 13 e do Tópico 820, sobre mensuração do valor justo. Além disso, o conteúdo produzido pela KPMG apresenta e explicita as principais diferenças entre o US GAAP e as normas IFRS, colaborando para o entendimento das análises de valor justo.
“Apesar dos testes a que foram submetidos durante a pandemia, os princípios da IFRS 13 e do Tópico 820 permanecem apropriados. As entidades foram capazes de aplicar tais fundamentos da norma e estimar o valor justo, mesmo diante das circunstâncias únicas de um ambiente imprevisível enfrentado durante esse período turbulento”, ressalta o sócio de práticas profissionais da KPMG no Brasil, Tiago Bernert.
De acordo com o guia, as práticas de mensuração do valor justo deverão sofrer adaptações para atender ao novo cenário e a desafios futuros. No entanto, a publicação indica que tal processo pode ser observado como natural diante da definição nas normas de contabilidade.
“Esse movimento ocorre também a partir da atenção dada aos riscos e oportunidades relacionados ao clima e à reforma da taxa de referência, além dos impactos sobre as variáveis de um modelo de valorização, como projeções de fluxo de caixa e taxas de desconto”, resume o sócio-diretor de práticas profissionais da KPMG no Brasil, Paulo Pinheiro.
Sobre a KPMG
A KPMG é uma rede global de firmas independentes que prestam serviços profissionais de Audit, Tax e Advisory. Estamos presentes em 154 países e territórios, com 200.000 profissionais atuando em firmas-membro em todo o mundo. No Brasil, são aproximadamente 4.000 profissionais, distribuídos em 22 cidades localizadas em 13 Estados e Distrito Federal.
Orientada pelo seu propósito de empoderar a mudança, a KPMG tornou-se uma empresa referência no segmento em que atua. Compartilhamos valor e inspiramos confiança no mercado de capitais e nas comunidades há mais de 100 anos, transformando pessoas e empresas e gerando impactos positivos que contribuem para a realização de mudanças sustentáveis em nossos clientes, governos e sociedade civil.