Goiânia sedia o 5º Encontro Nacional de Memória do Poder Judiciário de 6 a 9 de maio
O encontro é direcionado para magistrados, servidores, profissionais e estudantes que atuam nas áreas de Gestão de Memória e Gestão Documental, especialmente aqueles envolvidos com os Espaços de Memória institucionais
O objetivo do encontro, cujo tema é “Memória, Cultura e Diversidade”, é discutir a preservação da história do Judiciário nacional e compartilhar experiências para o aperfeiçoamento da gestão documental e de memória nos tribunais do país. A abertura do evento, no Plenário do TJ-GO, no dia 6 de maio, às 15 horas, contará com participação da deputada Erika Hilton. No dia 7 de maio, às 9h, a historiadora e antopóloga Lilia Moritz Schwarcz falará sobre “Imagens da branquitude: a presença da ausência”. No encerramento do evento, no dia 9 de maio, no TRT de Goiás, será realizada a entrega do Prêmio CNJ de Memória do Poder Judiciário.
Para o vice-coordenador do evento, desembargador Elvecio Moura dos Santos, a ocasião reflete um compromisso fundamental do Poder Judiciário goiano em preservar o patrimônio histórico-cultural judicial. “Aqui em Goiânia, temos o privilégio de, com o apoio de todos os tribunais, continuar a preservar e garantir que as futuras gerações possam entender e valorizar o nosso passado, como base para uma Justiça mais justa e igualitária”, disse.
O encontro é direcionado para magistrados, servidores, profissionais e estudantes que atuam nas áreas de Gestão de Memória e Gestão Documental, especialmente aqueles envolvidos com os Espaços de Memória institucionais. Durante o encontro, serão oferecidas palestras, painéis de boas práticas e visitas técnicas, promovendo o intercâmbio de experiências e debates.
Prêmio CNJ Memória do Poder Judiciário
No evento, também será feita a outorga do Prêmio CNJ Memória do Poder Judiciário, edição 2025. Regulamentado pela Portaria CNJ nº 358/2024, o prêmio contempla ações e projetos institucionais, além de produções acadêmicas, que contribuam para a difusão da memória da Justiça e a promoção dos direitos humanos. A premiação ocorrerá no dia 9 de maio, durante o encerramento do 5º Enam. Os vencedores serão escolhidos entre cinco categorias, abrangendo desde patrimônio arquitetônico e documental até pesquisas acadêmicas sobre a história do Judiciário. Acesse a programação completa do evento aqui.
Memória do Poder Judiciário
Instituído pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) por meio da Resolução nº 316/2020, o Enam é realizado anualmente desde 2021, preferencialmente na semana em que se celebra o Dia da Memória do Poder Judiciário, em 10 de maio. Em 2024, o evento aconteceu em São Paulo; em 2023, em Porto Alegre; em Recife no ano de 2022 e, em 2021, em Brasília, reunindo tribunais dos diversos segmentos do Poder Judiciário.
Comunicação Social, com informações do CNJ e do Centro de Memória do TRT-GO.
5º Enam
O encontro é promovido pelo Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região (TRT-GO), Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO), em parceria com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e com o apoio institucional da Seção Judiciária do Estado de Goiás (TRF1) e do Tribunal de Justiça Militar.
Com o tema “Memória, Cultura e Diversidade”, o evento é direcionado para magistrados, servidores, profissionais e estudantes que atuam nas áreas de Gestão de Memória e Gestão Documental, especialmente aqueles envolvidos com os Espaços de Memória institucionais. A programação inclui palestras, painéis de boas práticas e visitas técnicas, promovendo o intercâmbio de experiências e debates.
Confira a programação do evento aqui.
