Consulta OAB SP: maioria quer eleição direta para o Conselho Federal e mandato por tempo determinado para o Supremo

A primeira pesquisa pública online da Ordem dos Advogados do Brasil Seção São Paulo (OAB SP), realizada nos dias 3 e 4 de julho, mostrou a opinião de advogados paulistas acerca de temas relevantes da justiça brasileira: mandato dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e eleições diretas para presidente da OAB Nacional.

 

Encerrada às 18 horas de quinta-feira (4), a consulta registrou 86% de respostas favoráveis ao mandato por tempo determinado para os ministros do Supremo e 82% a favor de eleições diretas para a presidência do Conselho Federal da OAB. Sobre a regionalização dos honorários, 64% dos participantes consideram que a tabela deve ser única para todo o estado.

“Não há como ser porta-voz da advocacia sem ouvir os advogados. Queremos ter um diagnóstico daquilo que realmente importa para a classe. Esta é a primeira de muitas consultas que queremos fazer. Essa democracia direta é muito importante para que a OAB SP fale pela e para a advocacia paulista”, avalia Patricia Vanzolini, presidente da OAB SP.

A consulta pública foi espontânea, sem obrigatoriedade de participação e lançou mão de ferramenta online para que atingisse toda a base do estado. “O mecanismo que adotamos para a consulta foi um sucesso, 98% dos respondentes aprovaram o sistema virtual”, afirma Vanzolini.

More From Author

As Novas Tecnologias como aliadas dos processos de conformidade

Especialista internacional em direito penal comenta sobre suposta utilização da ABIN de forma ilegal pelo ex-presidente Jair Bolsonaro