Estabelecer uma comunicação sucinta, específica e empática é um dos instrumentos dos advogados para lidar com as diferenças, principalmente entre os atores do Direito e da Justiça. Essa é a dica principal da fonoaudióloga Leny Kyrillos, personal coach de Comunicação, que comandou workshop na manhã da terça-feira (27/6), na sede da AASP – Associação dos Advogados, em São Paulo. O evento, que reuniu cerca de 50 pessoas, faz parte da programação em comemoração aos 80 anos da entidade e que segue ao longo de 2023 com encontros de temáticas variadas.
O dia a dia dos advogados leva-os a uma comunicação por vezes excessiva e indireta, com contextualizações que podem exceder o timing na transmissão da informação, na opinião da especialista. Por isso, é necessário atentar-se aos elementos verbais e não-verbais da comunicação, sem perder de vista a importância da escuta ativa no cotidiano. “A escuta nos permite entender o processo, e se abrir para o conhecimento é essencial para avançarmos”, afirma Leny.
Nesse sentido, a fonoaudióloga destacou que dispor de uma fala que tenha os elementos suficientes, com foco e empatia é fundamental para saber lidar com promotores, juízes, clientes e outras partes que os advogados encontram durante o exercício da profissão. Já na parte escrita, Leny orienta a “eliminar excessos” nos documentos, buscando clareza e especificidade, pois a escrita é mais limitada do que a fala oral. “Prefira palavras que sejam de uso mais habitual, com frases mais curtas e diretas”, diz.
Comunicar bem passa por entender o público, afirma presidente
Tão importante quanto moldar a mensagem, o cuidado com o público que a recebe é uma peça-chave para estabelecer uma boa comunicação, opina o presidente da AASP – Associação dos Advogados, Eduardo Mange. “Se você está falando para promotores, desembargadores e, eventualmente, para ministros, deve usar uma linguagem técnica, correta e adequada. Mas se está numa reunião com um cliente que não é advogado, é necessário esquecer o ‘juridiquês’ e ser prático, com uma linguagem mais simples”, pontua.
Mange destaca que a Comunicação é um dos pilares da atuação da AASP e, por isso, o tópico não poderia passar em branco durante a comemoração dos 80 anos da entidade. “Especialmente hoje em dia, com os tribunais cada vez mais abarrotados, as nossas petições precisam ser mais curtas, com frases diretas. Podemos usar de outros recursos, como gráficos, mas sem perder a linguagem objetiva, sucinta e direta, que acaba sendo muito mais eficiente”, conclui.
A gravação completa do Workshop estará disponível em breve a todos os associados no streaming jurídico da associação, AASP Flix.
AASP
Fundada há 80 anos, a AASP – Associação dos Advogados está presente em todo o Brasil e tem a missão de potencializar e facilitar o exercício da advocacia. A entidade é experiente, visionária e está, cada vez mais, disruptiva. Sua trajetória e conquistas são o combustível para ir ainda mais longe, proporcionando aos seus milhares de associados (aproximadamente 75 mil) inúmeros cursos sobre temas jurídicos relevantes e serviços de excelência, que incluem: intimações on-line, emissão e renovação de certificado digital, revistas e boletins periódicos, clipping diário de notícias, plataforma de assinaturas digitais, além de disponibilizar um avançado sistema de pesquisa de jurisprudência e um programa de gestão de processos.