A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou o recolhimento, venda, distribuição, fabricação, propaganda e uso de 69 cosméticos de uso capilar produzidos pela empresa Cosmoética. Resolução publicada no Diário Oficial da União na segunda-feira (6) estabeleceu as mesmas medidas de suspensão para o produto Truss Máscara Capilar Selante Blond, da Vegan do Brasil Indústria de Cosméticos, e para diversos produtos à base de ozônio da marca Ozonteck.
Irregularidades identificadas
De acordo com a agência, os produtos produzidos pela Cosmoética Indústria e Comércio de Cosméticos Ltda não tinham registro da Anvisa, foram apenas notificados. A notificação é um procedimento mais simples e rápido, usado para cosméticos de baixo risco. O mesmo se aplica à máscara capilar da Truss, que precisa ter registro na Anvisa, mas foi apenas notificada.
Produtos da Cosmoética suspensos
A lista inclui diversas linhas de produtos capilares, entre eles:
- Realinhamento Térmico (Buran Profissional, MS Professional, Tarrare Profissional, Oriente Beauty)
- Progressivas (Santore, Megarepair Luna System, New Gold, Glowme, Diversi Hair, Sellin Pro Alfalea, Care, JL Professional, Perfect Liss, entre outras)
- Botox capilares (Asaphepro, Florac Cosmetics, Karseell, Fino Cheiro, Diversi Hair, Umecthair, Queen Hair, Ledebut, Perla Profissional, Kalainne, Rute Rezende, Forest Hair)
- Selagens (Saint Glamour Beauté, Algas +, Gold RT Professional, Perla Profissional, Extreme Blond Kalainne, Algas Fino Cheiro, Latorre Paris, Damy Monteiro Cosméticos, Umecthair, Niza Freitas, Kelsi Cosméticos, Forest Hair, Ledebut, Rute Rezende, Liriu Cosméticos)
- Outros tratamentos (Intensive Liss Triviê, Organic Liss Extreme, Gloss Liss Liberty Hair, Fusion Liss Orient Beauty)
Produtos com ozônio
A ação de fiscalização atingiu também a +Briefing Agência de Publicidade e Representações Ltda, responsável pela marca Ozonteck. Os cosméticos à base de ozônio produzidos pela empresa devem ser recolhidos, e sua comercialização, distribuição, fabricação, propaganda e uso, suspensos.
De acordo com a Anvisa, apesar de serem registrados como cosméticos, o fabricante alega que os itens têm atividade farmacológica, o que não é permitido para esse tipo de produto.
A lista inclui oito linhas de produtos da Ozonteck:
- Sabonete Líquido OX3 Ozonteck
- Tônico Capilar Ozonizado Revita Tonic Ozonteck
- Creme Dental Ozonizado Ozon Fresh Ozonteck
- Gel Corporal Ozonizado Mind Chai Ozonteck
- Óleo de Girassol Ozonizado Sofh Ozonteck
- Gel Massageador Ozonizado Life Shii Ozonteck
- Leave In Kids Ozon Splash Ozonteck
- Condicionador Kids Ozon Splash Ozonteck
Riscos à saúde
O órgão reforça que produtos sem registro ou regularização não oferecem garantia de qualidade, segurança e eficácia, representando sérios riscos à saúde. A agência não recomenda o uso de produtos irregulares.
Como denunciar
A Anvisa informa que denúncias podem ser feitas por meio da Ouvidoria da Anvisa ou pela Central de Atendimento (0800 642 9782). A participação da população é fundamental para a fiscalização e proteção da saúde pública.
Fundamento legal
A suspensão foi determinada por resolução publicada no Diário Oficial da União e tem caráter imediato. Empresas que descumprirem a determinação estão sujeitas às sanções previstas na legislação sanitária brasileira.