Alckmin anuncia redução de tarifas dos EUA sobre produtos brasileiros após encontro Lula-Trump

INSCREVA-SE
 Seja notificado sempre que publicarmos
uma nova postagem no Link Jurídico.

O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, anunciou neste sábado (4), em Brasília, novos avanços na redução de tarifas impostas pelos Estados Unidos sobre produtos brasileiros. As mudanças ocorreram após o encontro entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente norte-americano Donald Trump durante a Assembleia-Geral das Nações Unidas, realizada no fim de setembro.

Redução significativa nas tarifas
Segundo Alckmin, na segunda-feira (29), alguns produtos brasileiros tiveram suas tarifas consideravelmente reduzidas. A madeira macia e serrada, que estava taxada em 50%, passou para 10%. Já armários, móveis e sofás tiveram suas tarifas reduzidas de 50% para 25%.

“Quando você fala armário, móvel, é 25% para o Brasil e para o mundo todo, você não perde competitividade”, explicou o vice-presidente durante visita a uma concessionária de automóveis na capital federal. A retirada desses produtos do chamado “tarifaço” de 50% representa a exclusão de US$ 370 milhões em produtos brasileiros exportados, de acordo com Alckmin.

Seção 232 e igualdade tarifária
O vice-presidente mencionou a Seção 232 da Lei de Expansão Comercial norte-americana, mecanismo usado pelos Estados Unidos para taxar todos os países de forma simultânea. Com a mudança, o Brasil passa a estar em pé de igualdade com outros países nas novas alíquotas estabelecidas. “Eu acho que o encontro do presidente Lula com o presidente Trump em Nova York foi importante, foi um primeiro passo e temos muita convicção de que teremos próximos passos”, afirmou Alckmin.

O vice-presidente ressaltou ainda que não há justificativa para manter tarifas elevadas, uma vez que os Estados Unidos são superavitários na relação comercial com o Brasil. “Eles vendem mais para a gente do que nós para eles”, destacou.

Diálogo direto com os EUA
Alckmin tem sido o principal interlocutor brasileiro junto ao governo dos Estados Unidos, mantendo diálogo direto com o secretário de Comércio norte-americano, Howard Lutnick, com quem conversou durante esta semana.
Segundo informações divulgadas, Lula e Trump ainda devem ter um encontro virtual ou presencial, em data a ser anunciada. A reunião foi combinada após o encontro em Nova York, há duas semanas.

Programa Carro Sustentável
Durante a visita à concessionária em Brasília, Alckmin também comemorou os resultados do programa Carro Sustentável, que zera impostos e concede estímulos para a comercialização de veículos de entrada fabricados no Brasil que obedecem a critérios de sustentabilidade.

Citando dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), o vice-presidente informou que, desde o lançamento do programa em 11 de julho até 30 de setembro, as vendas de carros novos aumentaram 28,2%. “O carro sustentável tem importância ambiental, ele polui menos, não pode passar de 83 gramas de CO2 por quilômetro rodado, é flex, fabricado no Brasil e com 80% de reciclabilidade. Tem importância social porque é o carro de entrada, o carro mais barato, reduzindo ainda mais o preço”, destacou Alckmin.

More From Author

Governo abre consulta pública para acabar com obrigatoriedade de autoescola na obtenção da CNH

Agronegócio sul-mato-grossense e recuperação judicial: lições práticas para produtores rurais